HISTÓRICO

A Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos - REGINP é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída como pessoa jurídica de direito privado, com autonomia jurídica, administrativa, financeira, e plena gestão de seus bens e recursos, conforme estabelecido em seu Estatuto.

A REGINP foi criada pelos gerentes de incubadoras do Estado do Rio Grande do Sul em conjunto com entidades de apoio. Havia a necessidade de aumentar a troca de conhecimentos e experiências entre as incubadoras e empresas residentes, processo que permitiria uma melhor preparação destas para enfrentar os desafios no mercado.

O processo de criação da rede envolveu desde gerentes de incubadoras e de empresas incubadas até professores universitários e técnicos do SEBRAE-RS, que tiveram o papel de mediar e auxiliar o processo de tomada de decisões e de definições das características da rede de incubadoras.

Em Assembléia realizada no dia 11 de novembro de 2005, a REGINP foi criada oficialmente.

Nestes 12 anos de existencia, a REGINP consolidou-se como uma das redes estaduais mais importantes do pais reunindo 14 parques tecnológicos e 26 incubadoras de empresas.