NOTÍCIAS

REGINP participa da inauguração do Oceantec – Parque Tecnológico da FURG

O atual presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp) e diretor de Inovação da Ulbratech/Ulbra , Márcio Roberto Machado da Silva, participou do Semana Global de Empreendedorismo de Rio Grande 2017 e da inauguração do Oceantec – Parque Tecnológico da FURG (Fundação Universitária de Rio Grande), nos dias 13 e 14 de novembro.

Na abertura do Semana Global de Empreendedorismo de Rio Grande 2017, no dia 13 de novembro, Márcio palestrou sobre o tema “Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento de Startups”.

No dia seguinte, ocorreu o ato de inauguracão do Oceantec – Parque Tecnológico da FURG. Na solenidade, a reitora Cleuza Dias enfatizou o papel do parque tecnológico no desenvolvimento regional. Com iniciativas como essa, a universidade “concretiza uma das suas funções sociais, que é a parceria com a sociedade, através das empresas, comércio, indústria, para que juntos possamos, integrando governo do Estado, prefeituras e parceiros, pensar no desenvolvimento qualificado de nossa região”, afirmou.

O projeto do Oceantec foi concebido na gestão do ex-reitor João Carlos Cousin (atual secretário de Coordenação e Planejamento de Rio Grande) e ex-vice-reitor Ernesto Casares Pinto, presentes na inauguração e lembrados pelos atuais gestores da universidade pelo pioneirismo e incentivo.

O presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Jorge Audy, que palestrou durante evento, lembrou o protagonismo das universidades federais frente à demanda social. “Sementes como essa são um processo irreversível de transformação, não só da universidade, mas, principalmente, da cidade e das regiões. É assim no mundo inteiro há décadas, não vai ser diferente no Brasil”, garantiu.IMG_0066

Márcio Machado, palestrou também na inauguração do parque sobre “Ambientes de Inovação”,diferindo o painel com o Dr. Jorge Audy, da PUCRS e presidente da ANPROTEC e o prof. Rafael Roester, vice-diretor do Parque Tecnológico ZENIT da UFRGS. Na ocasião, Márcio destacou os diferentes modelos de áreas de inovação, desde incubadoras, passando por parques científicos e tecnológicos, coworkings, living laps, fab laps, até smart cities, e o papel de cada um na composição do ecossistema de empreendedorismo e inovação.

Também estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer a prefeita de São José do Norte, Fabiane Zogbi, o diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Cunha Fialho, o presidente da Câmara de Comércio do Rio Grande e coordenador do movimento Aliança Rio Grande, Antônio Bachieri Duarte, o gestor do Oceantec Arthur Gibbon, e representantes do Governo do Estado, Superintendência do Porto do Rio Grande e IFRS-Rio Grande, entre outras entidades.\

O PARQUE

O Oceantec abriga o Arranjo Produtivo Local (APL) do Polo Naval e Energia, com o Centro de Simulação e Manobras Navais, e está preparado para sediar a Innovatio – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG, laboratórios, empresas, entidades de representação e empreendimentos de apoio à infraestrutura.

O projeto conta com recursos da secretaria da Educação Superior (SeSU) do Ministério da Educação, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal do Rio Grande e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e está registrado no Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos.

Deise Martins
Jornalista MTb. 8.719
Com colaboração da Assessoria de Comunicação/FURG