06/11/2017 – Reginp participa da 16ª Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras – Anpei

O atual presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp) e diretor de Inovação da Aelbra/Ulbra, Márcio Roberto Machado da Silva, e o atual Diretor Financeiro da Reginp e Gerente da Incubadora Ulbratech Canoas, Alexandre Dias Stroher, participaram da 16ª Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras - Anpei, no período de 30 de outubro e 1 de novembro, em Belo Horizonte/MG.
A conferencia confirmou a importância da valorização do papel da Anpei como rede de conhecimento e troca experiências no ecossistema de inovação brasileiro. Com mais de 70 sessões e 200 palestrantes, o evento reuniu 1300 pessoas em dois dias (30/10 e 1/11). Com o tema principal “Inovação em um Mundo em Transformação”, a Conferência Anpei apontou diversas faces da inovação, que vão muito além do esforço em pesquisa e desenvolvimento, como conexão de grandes empresas com startups, integração com o governo e visão estratégica a partir da experiência do consumidor.
A conjuntura formada pelas tecnologias transformadoras, as pessoas conectadas e empoderadas e o movimento de maior conscientização social e ambiental dos negócios aponta para o surgimento de uma nova economia, um novo mundo, no qual o modo de trabalhar, formar talentos, compartilhar valor e exercer a liderança deverão ser muito distintos dos modelos e padrões ainda vigentes.
Para o Diretor Financeiro da Reginp, Alexandre Dias Stroher, a conferência foi importante para conhecer os ambientes de inovação local, as politicas publicas do governo estadual e municipal em prol ao desenvolvimento do empreendedorismo, de novas tecnologias e da inovação, além do contato com lideranças empresariais e publicas que podem contribuir para o movimento gaúcho de parques e incubadoras de empresas.
Nesse sentido, a Anpei assumiu um novo olhar para os desafios da inovação. Com layout integrador, essa edição da Conferência Anpei priorizou o network, as rodadas de negócios, as trocas de cartões, os debates e aprendizados, o cafezinho e o olho no olho.
A Carta de Belo Horizonte ressaltou também a necessidade de articular melhorias para o ecossistema nacional de inovação, com a integração de todos os atores. “Precisamos vivenciar valores da organização para dentro e para fora. Queremos e vamos atuar em várias frentes. Até a Conferência 2018”.
“A Conferência Anpei atingiu o seu objetivo em trazer para o público uma visão ampla da inovação neste mundo em transformação que vivemos, mostrando a todos os diferentes caminhos e possibilidades para a inovação neste cenário. Agradeço a todos os participantes, nossos patrocinadores, a toda equipe da Anpei e, em especial, ao Governo de Minas Gerais, nosso parceiro na organização, pelo sucesso do evento”, disse a coordenadora-geral da 16ª Conferência Anpei de Inovação, Vera Crósta.
A próxima 17ª Conferência Anpei de Inovação já tem local e data marcados. Em 2018, o evento acontecerá na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, entre os dias 28 e 30 de maio. O anúncio oficial foi feito na cerimônia de encerramento que contou com a participação do presidente da Anpei, Humberto Pereira, do vice-presidente da Associação, Luís Mello, e do Secretário da Indústria e Comércio de Gramado, Paulo Volk.

Deise Martins - Ulbratech/Reginp
Jornalista MTb. 8.719
Colaboração Assessoria da Anpei

Materia 3

Visita a Anprotec - 09-10-2017