17/08/2017 – REGINP participa de palestra com Josep Piqué em Lajeado

17/08/2017 – REGINP participa de palestra com Josep Piqué em Lajeado

IMG_7835

Evento focou o papel dos parques tecnológicos e ecossistemas de inovação

Legenda foto: Palestra foi promovida no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates)
Foto: Divulgação Reginp

O Presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp), e diretor de Inovação da Aelbra/Ulbra, Márcio Roberto Machado da Silva, acompanhado do gerente da Ulbratech Canoas, Alexandre Dias Stroher, participaram, na quarta-feira, 16 de agosto, de palestra com o presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, sigla em inglês), Josep Miguel Piqué, sobre o tema Dos Parques Científicos e Tecnológicos aos ecossistemas de inovação – desenvolvimento social e econômico na sociedade do conhecimento.

Josep Piqué destacou a relação entre os parques tecnológicos, que formam um ecossistema de inovação e que são responsáveis por conectar os diferentes atores trabalham em conjunto no desenvolvimento de novas ideias e tecnologias. O espanhol explicou que a inovação se dá em quatro momentos: o desafio; a fase das ideias; a fase de desenvolvimento e a fase da escalabilidade. O desafio é o ponto de partida para inovar, a partir daí vem a fase de ideias, em que são buscadas formas de resolver o desafio inicial e dinâmicas que primem por informações que possam contribuir para desenvolver o insight. A fase de desenvolvimento é quando se opta por qual solução será desenvolvida com o objetivo de resolver o desafio inicial, e, por fim, a fase de escalabilidade, quando a solução ganha proporções industriais ou comerciais.

Márcio Machado, destacou a importância de debates como este, que reforçam o papel dos parques tecnológicos e das universidades como agentes-chave para os processos inovadores, formando, com o setor público e as empresas privadas, a tríplice hélice para a inovação.

A palestra foi promovida no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), vinculado à Universidade do Vale do Taquari (Univates), em parceria com a Reginp e com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Josep Miquel Piqué

Josep Miquel Piqué é presidente da La Salle Technova Barcelona, da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), da Rede Catalã de Parques Ciência (XPCAT) e vice-presidente da Rede Espanhola de Parques Ciência (APTE).

Deise Martins
Jornalista MTb. 8.719