21/08/2017 – REGINP participa do Camp de Ecoinovação Agrotech

21/08/2017 – REGINP participa do Camp de Ecoinovação Agrotech

IMG_7896

Evento reuniu startups e empreendedores em Londrina

O atual presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp) e diretor de Inovação da Aelbra/Ulbra, Márcio Roberto Machado da Silva, participou, de 18 a 20 de agosto, do Camp de Ecoinovação Agrotech, em Londrina (PR).

O Camp contou com painéis e debates sobre ecoinovação para a cadeia de grãos e modelo de negócios com especialistas. O desafio foi lançado em junho e as propostas tinham como pré-requisito estar alinhadas à solução de problemas ou à identificação de oportunidades para melhorias socioambientais para a cadeia produtiva de grãos, tais como: redução de emissão de carbono, diminuição de perdas e ineficiências, gestão de resíduos, uso eficiente de energia, controle ou redução de defensivos químicos, eficiência no uso de recursos hídricos, conservação do solo e soluções colaborativas.

Ao todo, foram recebidas 64 inscrições, sendo 27 de startups e 37 de ideias no desafio lançado no dia 16 de junho. Dessas, dez em cada categoria puderam apresentar suas propostas e defender as soluções desenvolvidas no evento em Londrina. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias e receber orientação de especialistas, empreendedores e investidores do setor.

Na categoria Ideias, o presidente da Reginp, Márcio Roberto Machado da Silva, foi um dos dez finalistas com o projeto “Safra Online”. “Foi uma experiência muito produtiva e gratificante, ter a oportunidade de sentar do outro lado da mesa e ser mentorado, ao invés de mentorar, pensar como inovador e construir um projeto de solução para melhorar o setor do agronegócio. O Safra Online é uma plataforma inédita de ecoinovação que integra diversos elos da cadeia do agronegócio e diferentes atores, promovendo sustentabilidade e potencializando melhores resultados”, afirmou Machado.

Nos três dias do Camp de Ecoinovação Agrotech, foram realizadas palestras de representantes das três instituições organizadoras, com apresentação do cenário da cadeia de grãos no Brasil, o conceito de Ecoinovação e o ambiente de colaboração. Também houve espaço de mentoria, quando os finalistas puderam melhorar suas propostas, oficinas e apresentação de projetos e startups bem sucedidos.
O evento foi organizado por ONU Meio Ambiente, Embrapa e Sebrae.

Deise Martins
Jornalista MTb. 8.719
Colaboração com Secretaria de Comunicação Embrapa

FOTO: Divulgação Embrapa